quinta-feira, 2 de agosto de 2012

O Valete de Copas. Simbolicamente, os Valetes (ou Pagens, ou ainda Princesas no Toth Tarot) reforçam a imagem pueril, da inocência original e do comportamento lúdico. A primeira coisa que me vem à cabeça é a natureza do Valete de Copas, que basicamente é movida pela imaginação e fantasia (e a representação do puer aeternus ou eterna criança); uma espécie de “Peter Pan” (o garoto que não queria crescer), pois psicologicamente teimava em resgatar sua infância roubada. As Figuras da Corte normalmente podem vir a representar comportamentos ou personificações, posturas assumidas, raros os casos que evocam situações específicas.
- A grande dificuldade do Valete de Copas é separar o ilusório do real. No Rider Waite, a figura apresenta-se como um jovem delicado, com jeito afeminado, um ser quase andrógino. Portando a copa ou taça, da qual pula um peixe (que dentre os vários significados, a relação com a água – elemento associado ao naipe, e comumente relacionado ao sacrifício espiritual). Incorpora a sensibilidade e doçura, o jovem garoto que brinca com seu peixe, mesmo que imaginativamente.


Nível Divinatório - É hora de experimentar a mágica dimensão do amor romântico. É o ambiente repleto de sentimento, amor, beleza; a boa disposição, a harmonia e o alto astral. Esta energia prenuncia proposta de trabalhos artísticos, momento de apaixonar-se. É o sedutor, romântico, idealista, místico, poeta, introvertido, aquele que seduz e foge. Tem uma aparência calma e impenetrável para o mundo. Entretanto, em seu interior, está consumido com as paixões intensas. Mostra-se compreensivo e preparado para aceitar as idéias dos outros, mas age secretamente para distorcê-las e adaptá-las às suas próprias ambições. Quando desafiado é cruel, implacável e não sente a menor consideração por ninguém. 



Pode simbolizar o começo de uma nova amizade ou de um relacionamento afetivo e até mesmo um reavivar de um relacionamento que já exista. Ele significa a chegada de notícias sobre noivados, casamentos, nascimentos e mesmo a entrega de uma carta, bilhete, e-mail, SMS, recado ou e-mail de conteúdo bastante apaixonado e emocional. Quando simboliza pessoas, inclusive o próprio Consulente, ele fala de uma personalidade bastante poética, calma, pensativa, gentil, bondosa e artisticamente talentosa. Pode retratar alguém com uma riqueza de conhecimentos disposta a distribuir os seus conselhos, ou alguém dotado de muita perspicácia. E também pode simbolizar alguém que estuda; que gosta de aprender, ou está iniciando um novo curso. Sempre sugere que verifiquemos se estamos abertos ao amor. Se estamos preparados para sermos românticos, poéticos e divertidos. Nos lembra que devemos aceitar os convites que recebemos. Também, que devemos prestar atenção aos nossos sonhos e intuições e nos envolvermos com um projeto artístico, ainda que não acreditemos sermos talentosos o suficiente.

É uma carta que assinala juventude no seu todo, tal como todos os Valetes, representa o lado do amor, paixão e romantismo. Normalmente indica-lhe a presença de um novo amante jovem e imaginativo, propiciando o início de novas afeições amorosas. Esta nova presença amorosa, no entanto, poderá ter um nível de susceptibilidade que poderá pôr em causa a sua relação. Este tipo de sensibilidade poderá mesmo ser muito volátil, acabando por ser destruidora, pois o seu novo amante terá uma tendência para ser sensível apenas aos seus próprios desejos e necessidades. Embora a imagem do Valete nos transmita a idéia de uma paixão cor-de-rosa, atração idílica e uma fantasia quase real, temos que ter cuidado, pois esta imagem irá rapidamente desvanecer-se quando os primeiros dias de romance assentarem devidamente, e voltarmos à realidade. Fragilidade emocional e idealização da relação. Se estive sendo sincero, a relação pode esboçar bons prognósticos. Paqueras ou flertes. Tranqüilidade momentânea. Delicadeza
Na Posição Presente serve especialmente para nos avisar deste tipo de relacionamento acima descrito. Cuidado com as paixões cor-de-rosa, que rapidamente se desvanecem e por vezes se tornam exatamente o inverso se não tivermos as devidas precauções de levar as coisas com calma. Geralmente este tipo de relações tumultua muito entre as obsessões, crises emocionais e intimidade carnal.




No Lado Sombra - incita-o a meditar sobre o seu relacionamento atual, será que o seu parceiro está tão embrenhado nos seus sentimentos que não liga aos seus? Ou vice-versa? Serão estas as questões que deverá fazer a si próprio para conseguir analisar e elaborar as medidas necessárias para resolver o seu problema. Amores infelizes, traição por falsos amigos, grandes contrariedades nas afeições, casamento infeliz. alguém que tenta mostrar o que não é; que não tem o conhecimento e a experiência ou a sabedoria que procura passar com a sua estudada imagem. Alguém que é egoísta a ponto de não querer dividir o seu conhecimento. Aquela pessoa que tem um conhecimento estético de bom nível mas que não faz dela capaz de ser um verdadeiro artista. Alguém que é bastante preguiçoso e dado a mentiras e fofocas. Algo decepcionante (uma situação, um fato) que deverá ser descoberto. Um namorador inveterado, emocionalmente vulnerável e demasiadamente sensível e sentimental. Submisso e dependente do afeto alheio. Gente que é obcecada em ser “moderna”, acompanhar a moda, as tendências apenas para ser reconhecida como alguém informado. Pessoas que, indelicadamente, recusam convites ou faltam, sem comunicar, a compromissos. Tola e exageradamente preocupado com sua aparência. Pessoas invejosas, ciumentas, negligentes, que seduzem por interesse, facilmente influenciáveis.



Escrito por Luiz Costa



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário